Início dos Trabalhos de Execução da Rede Primária | Defesa da Floresta contra Incêndios a decorrer

Operação preventiva, enquadrada na execução do Plano Municipal de Defesa da Floresta, totaliza um investimento de cerca de 100 mil euros.

Com o objetivo de promover uma eficiente gestão florestal no concelho de Mangualde, a União das Freguesias de Santiago de Cassurrães e Póvoa de Cervães, no âmbito da candidatura ao PDR2020, nomeadamente a Operação 8.1.3. Prevenção da Floresta contra Agentes Bióticos, tem em curso os trabalhos de execução da faixa de gestão de combustíveis da Rede Primária. Esta operação de silvicultura preventiva, enquadrada na execução do Plano Municipal de Defesa da Floresta, compreende uma área de aproximadamente 120 hectares e totaliza um investimento de cerca de 100 mil euros.
A Rede Primária contempla a criação de faixas de redução e/ou faixas de interrupção de combustível com uma largura não inferior a 125 metros, que criarão compartimentos de redução da carga combustível, contribuindo assim para a defesa da floresta e aglomerados populacionais contra os incêndios.
Neste momento encontram-se já executados cerca de 30 hectares, maioritariamente em áreas de matos. O Presidente da Câmara Municipal, Elísio Oliveira, o Vice-presidente, Rui Costa e o Presidente da U.F. de Santiago de Cassurrães e Póvoa de Cervães, Rui Valério, juntamente com os serviços técnicos do Gabinete Técnico Florestal e do Serviço Municipal de Proteção Civil realizaram uma visita esta manhã, dia 2 de março, ao terreno para se inteirarem dos trabalhos em curso.

Notícia retirada daqui