Informação em jeito de esclarecimento…

Há cerca de uma semana (dia 11-4-2020) a ministra da Saúde, Marta Temido, deu indicações aos municípios e autarquias, no sentido da não divulgação da situação COVID-19 nos seus sítios de internet e proibiu as delegadas de saúde de comunicarem os casos confirmados por freguesias, passando daí para cá a comunicar apenas e só por municípios.

Esta situação tem provocado alguns constrangimentos a quem, como nós, Junta da União das Freguesias de Santiago e Póvoa e Município de Mangualde, queremos continuar a informar, proteger e ajudar quem mais precisa. É que não sabendo quem está doente e onde se encontra, a ajuda ao doente e à comunidade fica comprometida. Para além disso esta situação torna a divulgação de números um pouco dúbia e passível de gerar controvérsia. Por exemplo, no dia 17 de Abril de 2020 na nossa página dávamos conta de que na freguesia havia um total de 51 infetados e na página do município de Mangualde figuravam apenas 49, havendo 4 casos na situação “Localização não fornecida pela DGS”, sendo que dois desses casos eram os da União das freguesias.

Na sequência disto, para que possamos passar, a todos, a informação correta, para que possamos ajudar quem está doente de uma forma mais eficaz e segura e no fundo, para que possamos travar este malvado vírus erradicando-o das nossas terras, é de absoluta importância que comuniquem ao presidente da junta, Rui Valério, o vosso estado de saúde assim que sejam informados pela DGS, como aliás o têm feito e que muito se agradece. Como, desde sempre, o temos vindo a fazer, a confidencialidade mais privada dessa informação será sempre garantida.

Desejamos a todos os fregueses um Bom Domingo e muita saúde.

Ajudem-nos a ajudar. Fiquem em casa.