Comunicado aos Fregueses e Freguesas

Caros amigas e amigos,

No passado dia 14 de Outubro de 2017, tomou posse o novo executivo da União das Freguesias de Santiago de Cassurrães e Póvoa de Cervães, bem como os restantes membros eleitos.

Sei que vai ser um grande desafio, mas estarei à altura dos grandes desafios que nos esperam. Temos uma equipa forte e que já deu provas que estaremos presentes, para uma freguesia com futuro, para os mais jovens e menos jovens.

Todos vamos ter um papel fundamental neste projeto, as diversas competências de cada um vão ser fundamentais para um futuro melhor. Vou ouvir-vos e registar todas as ideias para nos tornarmos numa Freguesia mais forte e unida.

Vamos trabalhar para os mais jovens. Criaremos condições para que se sintam bem na nossa Freguesia e aqui constituam família.

Como vos foi transmitido durante a campanha eleitoral, o ordenamento florestal vai ser uma das nossas prioridades, trabalharemos com as entidades competentes para termos na nossa Freguesia um ordenamento florestal capaz, para que, em caso de incêndio, possamos proteger as nossas vidas e bens. Vamos criar uma floresta segura.

Não podia deixar de fazer um pequeno comentário sobre o “ataque terrorista” que o País sofreu, no passado dia 15 de outubro, e que também afetou a nossa freguesia.

  • Em primeiro lugar, agradecer a todos vós, fregueses, que fostes valentes na defesa dos vossos próprios bens e os do próximo.
  • Em segundo lugar, dizer-vos que tive que tomar a decisão que ninguém quereria ter de tomar, que foi a de proceder à evacuação do nosso Lar de S. José, podem agora perguntar-me o porquê de o ter feito, mas na altura e após uma avaliação no terreno foi a decisão mais acertada.
  • Em terceiro lugar, referir que o executivo a que presido, logo a partir da manhã do dia 16, entrou em contacto com as entidades competentes tais como: EDP, PT/MEO, Protecção Civil etc… e nessa mesma manhã acompanhou e continuará a acompanhar de perto, os fregueses/freguesas da nossa freguesia, para fazermos uma avaliação dos estragos causados pelo incêndio.

Finalmente, quero dizer que continuaremos no terreno e estaremos disponíveis para que, quem ainda não nos conseguiu transmitir os danos causados por esta tragédia, o possa fazer.

Estamos cientes do trabalho que temos pela frente e que são fruto da vontade, ambição e perseverança desta equipa que é digna da vossa confiança.

Um abraço amigo.
Rui Valério