Ponto de situação (13/04/2020 – 22h00)

Durante as últimas 24 horas não houve alterações relativas ao nº de casos positivos nem de de óbitos.

Esta manhã esteve no Lar de São José o Secretário de estado responsável pelo situação COVID-19 na região Centro, acompanhado pela delegada de Saúde de Mangualde e pelo presidente do Município de Mangualde, para se inteirarem da situação em que se encontra a instituição e acertar medidas a tomar em conjunto com o presidente da União de freguesias e a direção técnica do Lar.

Como anunciado ontem, esta tarde uma equipa especializada da GNR esteve no Lar de São José a fazer a descontaminação de todo o edifício. Veja a foto-reportagem feita pelo Jornal do Centro aqui. Para que esta descontaminação fosse possível foi necessário um esforço excecional por parte das funcionárias, deslocando os utentes infetados e retirando toda a roupa das camas que foi enviada para lavandaria externa. Toda esta operação, que contou mais uma vez com a colaboração da ULPC, provocou como devem compreender alguns transtornos no normal funcionamento dos serviços do Lar, mas garantiu-se sempre o maior bem estar possível a todos os utentes.

A partir de agora, e já esta noite, os utentes regressaram aos quartos e a instituição vai regressar à normalidade possível tendo em conta os cuidados extra a cada utente doente, mas também aos cuidados extra que têm de ser tomados pelas funcionárias a fim de conter a infeção dentro do Lar, evitando que se transmita à população da União das Freguesias de Santiago e Póvoa. Para melhor cuidar deste utentes doentes a equipa do Lar vai ter a ajuda de alguns estudantes de medicina.

Os cuidados aos utentes que deram negativo no teste e que foram isolados no edifício dos ATL, continuam a ser garantidos por funcionárias que apenas prestam serviço naquele edifício coadjuvadas por voluntários externos.

Ajudem-nos a ajudar. Fiquem em casa.