Situação COVID-19 – 2ª fase (20-08-2020 / 20:00)

Temos neste momento 3 casos ativos na freguesia. Dos 83 testes efetuados na passada 2ª feira apenas duas utentes deram positivo. Acerca destes dois casos damos mais informação abaixo para que não restem qualquer dúvidas.

Entretanto, damos conta de que decorreu hoje, no Lar de São José em Santiago de Cassurrães, uma reunião com a participação dos representantes das seguintes entidades: Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, coordenador Municipal da Proteção Civil, presidente do ACES – Dão Lafões, representantes da Segurança Social, Delegada de Saúde, presidente da União das Freguesias de Santiago de Cassurrães e Póvoa de Cervães, representantes do Lar de São José e o médico do referida instituição.
A reunião teve como propósito, analisar as medidas a tomar em consequência da nova situação, decorrente do resultado positivo do teste do pároco deste freguesia que é também o presidente do Lar, e dos testes realizados aos utentes e funcionários.
De referir que, as 84 pessoas testadas (utentes, funcionários e pároco) encontram-se bem, estando a ser devidamente acompanhadas pelos profissionais de saúde. Destes 84 apenas, como já se disse, 3 estão ativos.

Relativamente aos dois utentes cujo teste foi considerado positivo, após análise por parte das entidades presentes na reunião e dada a indicação do laboratório, de que a carga virial é muito baixa (provavelmente reminiscências da infeção a que estiveram sujeitas na 1ª fase), ficou decidido que os utentes permanecerão em isolamento nos seus quartos e que, caso se mantenham assintomáticos durante os próximos 14 dias, poderão voltar ao convívio dos demais sem necessidade de qualquer teste adicional.

Renovamos e reforçamos o apelo, para que todos cumpram as recomendações da Direção Geral de Saúde.

Protejam-se, a prevenção é a solução.