Capela do Mártir São Sebastião – Inauguração das obras de conservação e restauro

No dia em que se celebrou o Mártir São Sebastião, no sábado 21 de Janeiro de 2023, celebrou-se a a 1ª eucaristia na sua capela, sita no lugar do Santo em Santiago de Cassurrães, após finalização dos trabalhos de restauro e conservação. Estes trabalhos, efetuados pela empresa Arqueohoje, incidiram especialmente nos retábulos e pinturas do teto e altar mor, mas também na estrutura do edifício, nomeadamente nas juntas da cantaria das paredes e chão, através da remoção do cimento e substituição por argamassa à base de cal-hidráulica.

Nesta celebração, presidida pelo pároco da paróquia, Padre Celestino Ferreira, marcaram presença o presidente do Município de Mangualde, Marco Almeida, o presidente a Junta da União das Freguesias de Santiago de Cassurrães e Póvoa de Cervães, Rui Valério, o representante da empresa Arqueohoje, Luís Filipe Gomes, o Arqueólogo do Município de Mangualde, António Tavares, o vereador Rui Costa, o presidente da agência do Crédito Agrícola de Mangualde, Victor Gomes e muitos populares.
No final da celebração, o Filipe Gomes fez uma síntese dos trabalhos executados e de seguida foi descerrada uma placa comemorativa.

No largo frontal à capela, a UF de Santiago e Póvoa brindou os presentes com distribuição de champanhe e bolo.

Um agradecimento a todos quantos se associaram a esta celebração/inauguração.

Protegendo e recuperando o nosso património, mantemos a memória viva dos nossos antepassados.