Uma história simples mas de sucesso

Na madrugada de 13 de Julho de 2022, pelas 2h00 da madrugada deflagra um incendio rural entre Torre de Tavares e Vila Mendo de Tavares. Às 4h28 são convocadas todas as ULPCs do concelho para ajudar. Todas responderam e foram para o terreno, mas aqui queremos destacar o excelente trabalho de duas delas: A ULPC de Santiago e Póvoa e a ULPC de Quintela de Azurara.

Pelas 5h00 ambas estavam no terreno prontas a atuar de acordo com as instruções do comando de operações. Inicialmente junto de um aviário da zona, mas alertados por populares cedo se deslocaram para junto de uma habitação temporária, vulgo rulote, nas imediações desse mesmo aviário mas mais exposta ao incêndio por se encontrar numa zona completamente rodeada de mato. Junto dessa habitação encontrava-se apenas o seu proprietário e alguns animais, havia uma faixa limpa ao redor, mas o mato, constituído por giestas e mimosas altas fazia temer o pior.

A ULPC de Quintela de Azurara com uma viatura pesada e 3 homens ficou junto desta habitação em prontidão enquanto a ULPC de Santiago e Póvoa com um carro ligeiro e 5 homens foi evitando que as chamas se aproximassem efetuando várias descargas no perímetro.

Com a zona calma e o fogo a progredir noutras direções a ULPC de Santiago e Póvoa afastou-se para intervenções em outros locais, até que a meio da tarde, no rádio ecoa o pedido de ajuda da ULPC de Quintela de Azurara. As chamas avançavam vindas de uma nova frente de fogo e colocavam novamente em perigo esta habitação.

Juntas e unindo esforços, as duas ULPCs com os meios à disposição combateram as chamas bravamente. No final, apesar de tudo em redor ter ardido, a habitação e todos os bens deste casal foram salvos, cumprindo a promessa feita às primeiras horas do dia, à volta de uma cafeteira de café oferecida pelo proprietário, de que tudo se faria para o proteger e aos seu bens.

Esta é um história simples e bem sucedida, certamente igual a tantas outras espalhadas por este país a arder, mas neste caso, perpetrada dos duas ULPCs.

Homens que se voluntariam para ajudar na PROTEÇÃO CIVIL, na proteção das gentes e dos seus bens.

Parabéns ULPC de Santiago e Póvoa, parabéns ULPC de Quintela de Azurara, parabéns as todas as ULPCs do concelho. A nossa ajuda pode fazer a diferença.