ULPC de Santiago e Póvoa – Rescaldo…

Nos passados dias 16, 17 e 18 de setembro de 2024, dias negros para o concelho de Mangualde e também para a União de Freguesias de Santiago de Cassurrães e Póvoa de Cervães, a ULPC (Unidade Local de Proteção Civil) de Santiago e Póvoa foi chamada ao terreno e participou ativamente no combate aos incêndios que assolaram a região, para proteger pessoas, bens e animais.
Foram 3 dias e duas noites intensas, de muito trabalho e sacrifício, sempre em prol do próximo. Nestes dias e enquanto o fogo não tinha entrado nos nossos domínios (da UF de Santiago e Póvoa) fomos chamados a intervir em Outeiro de Espinho, em Quintela de Azurara, e em várias zonas da N16 entre o cruzamento de Quintela e o cruzamento da Cunha Alta. Assim que o fogo tocou terras da nossa freguesia, ajudamos a combater este flagelo um pouco por todo o lado (Casal de Cima, Fundões, Balteiro, Casal Mundinho, Contenças Gare, Quinta do Santo Amaro, Senhora de Cervães, Quintas Diversas, Póvoa de Cervães, etc.)
Devido à quantidade e dispersão das frentes de fogo, durante boa parte do tempo a freguesia esteve entregue a si própria, e nós (ULPC) demos o nosso melhor, mas, felizmente a população uniu-se, mobilizou-se e juntos, TODOS sem exceção, conseguimos evitar o pior, a perda de pessoas, bens e animais. Embora muitos terrenos agrícolas tenham sido consumidos pelas imparáveis chamas, evitou-se o pior.
Queremos por isso agradecer a todos os populares que estando na frente ou na retaguarda nos ajudaram, nos deram água para encher a viatura, nos deram água para beber e alimentos para saciar a fraqueza, nos deram combustível para a motobomba se manter a trabalhar, nos providenciaram abrigo e algum conforto nos poucos momentos de descanso, nos ajudaram nas manobras e com as mangueiras, nos deram força e alento para prosseguir.
Um agradecimento especial à Associação Cultural Recreativa e Ambiental de Casal de Cima, à Casa do Povo de Santiago de Cassurrães, Associação Cultural e Desportiva de Santiago de Cassurrães, Associação de Solidariedade Social de Contenças de Baixo e ao Café Progresso de Santiago de Cassurrães mas também aos populares que nos fizeram chegar fruta, café quentinho, e outros alimentos.
Agradecemos também a todas as entidades que estiveram no terreno: Aos B.V. de Mangualde que nos ajudaram quando lhes foi possível, à GNR, aos B.V. de São Romão, ao grupo de combate do Algarve, ao regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, ao Município de Mangualde, aos operacionais e gabinete de proteção Civil Municipal, aos responsáveis da proteção civil local e simultaneamente executivo da UF de Santiago e Póvoa, enfim, a todos quantos nos ajudaram, a nós ULPC, mas sobretudo a nós UF Santiago e Póvoa, a TODOS nós.
Um bem haja também àqueles que nos criticam, (não se consegue estar em todo o lado em todas as horas) porque também dessas críticas obtemos forças e ensinamentos para continuar a dar o nosso melhor.

Nestes dias ficou provado que TODOS SOMOS PROTEÇÃO CIVIL.

Nota – Esta publicação é da total responsabilidade da ULPC de Santiago e Póvoa.